"O pequeno almoço é considerado por muitos especialistas a refeição mais importante do dia. Como que um despertador, a primeira refeição da manhã é o carregador das baterias orgânicas, sobretudo das células cerebrais. As crianças que não o tomam apresentam menores níveis de atenção e têm mais dificuldade em concentrar-se (entre outros factores)."
Mesmo sabendo da importância desta refeição, há muitas pessoas que não o tomam por diversas razões, como por exemplo a falta de tempo (devido ás habituais correrias matinais), falta de apetite ou mesmo estarem a tentar controlar o seu peso.
As soluções para estes três problemas são bem simples, está com falta de tempo, leve consigo um iogurte liquido, pão, barra de cereais, fruta ou mesmo bolachas ou então basta-lhe acordar apenas 10 minutos mais cedo e assim vai ter tempo para preparar um pequeno almoço. Se esta sem apetite comece por comer um alimento mais ligeiro, o importante é comer, depois é só ir adicionando outro e outro alimento ligeiro. Se não toma o pequeno almoço para controlar o seu peso saiba "se o pequeno almoço for omitido, entra-se num período de jejum de aproximadamente 14 horas, provocando uma diminuição do metabolismo, na tentativa de o organismo preservar as suas reservas energéticas. O pequeno almoço quebra o jejum e aumenta bruscamente o metabolismo. Se se saltar esta refeição, está a contribuir-se para a "poupança" energética. Ao conservar energia não se consegue perder peso. Além disso, quem não come ao acordar ficará com muito mais fome ao longo da manhã, o que terá por consequência, obviamente, comer muito mais ao almoço."
O pequeno almoço deve conter 20% dos alimentos diários, sendo: Completo, Equilibrado e Variado.
Um bom pequeno-almoço deve conter:
-Leite e derivados: fornecem-nos cálcio, proteínas e vitaminas;
-Cereais e derivados: são fornecedores de açúcares que nos dão energia. Fornecem-nos também proteínas vegetais, ferro, vitaminas e fibras.
-Fruta: é rica em vitaminas, fibras.
-Gorduras: manteiga é fonte de ácidos gordos, vitaminas A, D e E.
Para os mais pequenos dê-lhes um pequeno almoço divertido quando tiver mais tempo (ao fim de semana, por exemplo) e verá que ao longo da semana vai ser mais fácil dar-lhes o pequeno almoço.
Sem comentários:
Enviar um comentário